Saiba mais sobreMelancia

Melancia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Saiba como cultivar bem a melancia

Para um bom desenvolvimento das plantas, é necessária a execução de diversas práticas culturais, independentemente de qual seja o cultivo, convencional de melancia com polinização aberta, de melancia sem sementes, ou o cultivo de melancia orgânica. Deve ser observada a época adequada de cada trato cultural do plantio até a colheita, principalmente do desbaste de plantas, controle de plantas invasoras, adubações, condução das ramas ou penteamento, desbaste de frutos, polinização, proteção dos frutos e rotação de cultura. Todas as operações devem ser executadas cuidadosamente, sendo necessária uma visita diária ao campo para o efetivo controle das necessidades do cultivo.

Tratos culturais comuns a todos os sistemas de cultivo de melancia

Desbaste de plantas

O desbaste é feito no sistema de plantio com sementes, quando as plantas apresentarem três a quatro folhas definitivas – entre 10 e 15 dias após o plantio -, de acordo com desenvolvimento das mesmas. É realizado eliminando-se as plantas mais raquíticas e mantendo-se o número de plantas por cova pré-estabelecido, de acordo com o espaçamento e a finalidade da produção de frutos. A eliminação das plantas excedentes deve ser feita, preferencialmente, por meio de corte com facas, tesouras ou canivetes. Caso se deseje fazer arranque manual, é preferível fazê-lo logo após a irrigação, para não danificar as demais plantas, ou após uma chuva, se o cultivo for de sequeiro.

Controle de plantas invasoras

O controle de plantas invasoras entre as linhas de cultivo pode ser feito utilizando-se tratores ou tração animal. Entre as plantas, este controle deve ser manual, com o uso de enxada, tantas vezes quanto for necessário para manter a cultura sem a competição dasmesmas.

Adubação de cobertura

No plantio convencional, a adubação de cobertura deve ser feita aos 25 e aos 45 dias após a semeadura, utilizando-se nitrogênio (N) e potássio (K), conforme recomendação do laboratório, quando da análise de solo.

Quando se adota o sistema de fertirrigação, a aplicação do N deve ser iniciada após a germinação das plântulas, até 45 dias, e o K até 55 dias após a germinação.

Condução das ramas ou penteamento

Essa prática consiste no afastamento das ramas para fora dos sulcos de irrigação e das faixas do terreno reservados ao trânsito. Esta operação deve ser feita até três vezes antes da frutificação. Além de facilitar as capinas, as pulverizações e a colheita, evita o apodrecimento dos frutos causado pelo contato com água ou por danos mecânicos. O penteamento, após a frutificação, deve ser evitado, pois pode causar o seu desprendimento. É importante planejar o plantio de maneira que a direção dos ventos facilite o posicionamento das ramas de melancia, evitando-se, assim, o desgaste das plantas por sucessivas operações de penteamento ou movimentação pelos ventos.

Polinização

As flores masculinas e femininas de melancia localizam-se separadamente na mesma planta. Cada flor permanece aberta por apenas 1 dia. A abertura ocorre 1 a 2 horas após o aparecimento do sol, e o fechamento, à tarde.

As abelhas são os principais agentes polinizadores em melancia, que é uma espécie alógama. A polinização das flores no dia da antese normalmente ocorre pela manhã (Figura 1). A presença de abelhas durante a fase de florescimento é fundamental para aumentar a frutificação e a produtividade, melhorando a qualidade dos mesmos e reduzindo o número de frutos defeituosos. Recomenda-se evitar pulverizações com inseticidas durante a fase de florescimento, principalmente pela manhã, e instalar de duas a três colmeias/ha próximas à cultura, quando houver escassez de abelhas no local. A polinização é mais efetiva quando as colmeias forem distribuídas em toda a área, contudo, a distribuição destas pelo perímetro é uma alternativa aceitável, podendo ser levadas ao campo quando as plantas começarem a florescer.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Melancia

Enviando Comentário Fechar :/